Pular para o conteúdo principal

O Valor Que As Pessoas Tem




Dizem que um dia um velho Mestre caminhava com seu discípulo. Eles passaram por uma cidade com má fama, onde as pessoas faziam os mais perversos atos: matavam, roubavam, estupravam, ofendiam… 




Por fim os dois conseguiram passar por ela sem serem incomodados, e ao chegarem ao topo de um monte, já distante da cidade, o discípulo disse:
– Mestre, fico feliz de ter seguido o caminho da luz. Veja aquelas pessoas, como são ruins! Sou grato de não ser como elas.


O mestre olhou para ele serenamente, e após alguns instantes disse:
– Você se considera melhor do que elas por isso?
O discípulo assentiu com a cabeça.
– Claro Mestre, eu sigo o caminho do bem. Não há como me comparar com elas. Deus um dia deverá condená-las pelo que fazem. 


Então o mestre calmamente tirou de dentro de sua túnica uma pedrinha e a sujou de lama. Depois disse ao seu discípulo:
– Isso que tenho aqui é um diamante que eu estava pensando em dar a você. Mas acho que você não o quer mais.
O discípulo de olhos arregalados indagou:
– Mas por que não, Mestre?
– Porque ele agora está sujo de lama.
– Mestre, mesmo sujo de lama o diamante não perde o seu valor!


O Mestre sorriu.
– Tão qual, por mais que uma pessoa se afunde no lamaçal dos enganos não perde o valor divino que sua alma tem.
E o discípulo compreendeu que nossos erros não definem o que somos, e nem nos tornam melhores ou piores do que os outros.